O aumento dos casos de Covid-19 no Brasil fez com que estados e municípios tomassem medidas visando reduzir a circulação de pessoas para conter o alastramento da doença. Em grande parte do país, estabelecimentos voltados a alimentação fora do lar – como bares, restaurantes, pizzarias, padarias e churrascarias – foram fechados ao público. Porém, podem continuar oferecendo seus produtos por meio de serviços de delivery ou para retirada no local.

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Já nas primeiras semanas da restrição, aplicativos de entrega de alimentos registraram aumento expressivo no volume de pedidos. De todo modo, os estabelecimentos precisam reforçar a cautela para proteger seus funcionários, entregadores e clientes da Covid-19. Os cuidados devem estar não apenas no preparo dos alimentos, mas também na hora de embalar, na entrega ou retirada dos produtos e no processo de pagamento.

Aumentar a frequência de higienização de mãos e ter atenção com os cuidados básicos de higiene pessoal são indicações que valem para todos. Com base em orientações da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e em recomendações de especialistas, preparamos uma lista de medidas que os estabelecimentos devem tomar para prevenir a disseminação da Covid-19. Confira a seguir o que deve ser feito em cada uma das etapas para tornar a operação mais segura para os elos da cadeia.

Preparo de alimentos

- Reforçar os cuidados básicos com a higienização de mãos e antebraços em todos os momentos;

- Não deixar pessoas gripadas ou resfriadas trabalhando;

- Orientar a equipe a cobrir a boca e em seguida higienizar as mãos e braços quando tossir ou espirrar;

- Ao receber as compras, limpar todas as caixas e as embalagens com álcool;

- Garantir também a higienização dos alimentos comprados: frutas, legumes e verduras podem ser colocados de molho por 15 minutos em uma solução com 1 litro de água misturada com uma colher de sopa de água sanitária e depois enxaguadas em água corrente;

- Higienizar com mais frequência o espaço onde são preparados os alimentos;

- Quem prepara os alimentos deve usar máscara, ficando atento para não manuseá-la e descartá-la após o uso.

Embalagem do alimento

- Limpar todas as embalagens descartáveis que serão usadas com álcool 70%;

- Higienizar as mãos antes de embalar os alimentos e outros itens.

Entrega

- Disponibilize álcool em gel 70% para os seus entregadores, em embalagens que sejam fáceis de carregar;

- Os entregadores estão especialmente expostos à Covid-19 e devem ser orientado sobre manter uniforme e materiais limpos e higienizados de modo correto, ressaltando os seguintes pontos:

- Cada vez que retornar ao estabelecimento, o box deve ser higienizado por dentro com detergente neutro e álcool 70% ou com solução clorada (uma colher de água sanitária para cada litro de água) e no fim da jornada a limpeza deve ser feita por dentro e por fora;

- Higienizar as mãos antes de pegar a embalagem do produto;

- Não colocar o box diretamente no chão na hora da entrega;

- Na entrega, tocar a campainha e se afastar um 1,5 m do cliente (não manter qualquer outro contato físico);

- O ideal é usar máscara durante a entrega, transmitindo mais segurança ao cliente, mas ela não pode ser manuseada e deve ser descartada após o uso (não podendo ser reaproveitada);

- Para fazer outra entrega, higienizar as mãos com álcool em gel 70%;

- Manter a moto ou bicicleta sempre limpa e higienizada.

- Oriente os entregadores sobre a necessidade de manter a calma e a gentileza na hora da entrega e sobre o cuidado redobrado ao fazer uma entrega para pessoas idosas, que são mais suscetíveis a complicações se contraírem a Covid-19.

Pagamento

- Incentive o pagamento online, quando possível;

- Quando o cliente for utilizar dinheiro, coloque troco em um saquinho;

- Maquininhas portáteis podem ser envelopadas com filme plástico, que deve ser trocado a cada uso;

- No caso das máquinas maiores utilizadas no restaurante, limpar com álcool 70% a cada uso.

Retirada de alimentos no estabelecimento

-  Disponibilizar para os clientes, na entrada do estabelecimento ou na janela de retirada de alimentos, o álcool 70% para higienização de mãos;

- Aumentar a frequência de higienização do espaço, limpando a área sempre que alguém circular pelo local;

- Manter distância dos clientes de pelo menos 1,5 m e evitar qualquer tipo de contato físico;

- Limitar a entrada de clientes no local e garantir que fiquem distantes uns dos outros.

A prevenção da disseminação da Covid-19 é uma responsabilidade de todos. Demonstrar cuidado em todas essas etapas além de ser importante para a saúde também reforça a confiança de trabalhadores e clientes.