Você sabia que os equipamentos para restaurantes e bares são fatores cruciais na definição de um bom cardápio? Afinal, não dá pra montar um menu sem levar em conta onde cada prato será preparado. Também não se pode estimar o tempo de preparo e a produtividade da sua cozinha sem considerar a capacidade técnica e os equipamentos disponíveis.

O conceito influencia na escolha dos equipamentos para restaurantes e bares 

A escolha dos equipamentos para restaurantes e bares faz parte da estratégia de negócios desde a concepção. “Um restaurante italiano precisará de um banho-maria e de um cozedor de massa, um restaurante japonês, não”, diz Rodrigo Ferreira, arquiteto especializado em Food Service e proprietário da consultoria Blancook. Segundo ele, cada restaurante precisará de um mapa de equipamentos adequado à sua proposta, ao seu espaço e à sua mão-de-obra.

Leia também: 
Os melhores fornos a gás GLP para bares e restaurantes
Gestão de bares e restaurantes: como modernizar

O maquinário certo para inovar

A criação de cada prato, bem como da sua ficha técnica dependerão da capacidade produtiva dos equipamentos. A inovação e a criatividade da sua cozinha dependerão dos equipamentos à disposição. Não dá pra criar um prato novo sem a infraestrutura adequada para prepará-lo cotidianamente, tampouco sair comprando maquinário novo para cada prato inventado.

Leia mais: 
Ficha técnica do cardápio para bares e restaurantes: como fazer?

Escala e mão-de-obra

A compra de equipamentos para restaurantes e bares precisa ser estudada de acordo com o conceito escolhido para o seu negócio. Isso passa pelos pratos do menu e da escala pretendida, espaço físico e qualificação da mão-de-obra também influenciam. Trata-se de uma relação de custo-benefício e qualidade.

Uma linha de equipamentos que privilegie o menu, esteja alinhada com o treinamento dos funcionários e facilite a circulação dentro da cozinha será sempre funcional.

A escolha de um bom equipamento para seu restaurante ou bar  movido a gás GLP pode ser aliada à economia e à produtividade. Isso baixa o tempo de preparo dos pratos e propicia maior racionalização dos espaços e da mão-de-obra.

Baixe já nosso e-book: "Guia de Equipamentos A Gás GLP para Bares e Restaurantes" e saiba mais!