Quando observamos as diversas tendências da alimentação fora do lar, logo percebemos que 2019 pode ser um ano de muitas mudanças. Uma série de hábitos e preferências de consumo surgidos nos anos recentes tendem a se consolidar neste e no próximo período.

No quadro econômico, a tendência também é positiva. O crescimento do segmento em 2018 foi de 3,5%, segundo a ANR (Associação Nacional de Restaurantes). Para 2019, a projeção é crescer 5%. Essa perspectiva é sustentada pelos sinais de recuperação econômica, que devem continuar em ritmo lento, porém constante.

Assim, para uma boa gestão, vale ficar de olho na economia do país e também nas tendências de mercado que estão se firmando. Conheça 5 dessas delas a seguir!

1. Alimentos e pratos saudáveis

A alimentação saudável ganha cada vez mais adeptos. Ao mesmo tempo, cresce a variedade de preferências e exigências dos clientes. Isso inclui opções de alimentos veganos, sem glúten, sem lactose e sem conservantes, por exemplo. Só o segmento de orgânicos tem crescido a uma média de 20% ao ano.

É preciso se adaptar para atender a esse público. Para isso, é preciso estar atento não apenas aos ingredientes, mas também às técnicas adequadas de preparo.

2. Delivery e para viagem

No dia a dia, o tempo anda cada vez mais escasso. São poucas as oportunidades de se sentar em um restaurante para comer. Ou mesmo para cozinhar em casa. Isso leva ao crescimento dos serviços de delivery e também do “grab & go”, também conhecido como "embrulha para viagem".

Para um delivery eficiente e rentável, é preciso investir em tecnologia de canais de atendimento e em logística de entrega. Já para atender as demandas para viagem no balcão, é necessário organização, agilidade e embalagens que realmente se adaptem ao prato vendido. Tudo isso sem atrapalhar o atendimento nas mesas.

3. Bowls, cumbucas e tigelas

Ainda pouco disseminado no Brasil, as porções servidas em tigelas arredondadas (bowl, em inglês) são uma tendência de muito potencial a ser explorado. São porções grandes, com variedade de alimentos, que inclui saladas, frutas, alimentos frescos e sopas, por exemplo.

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É um modelo facilmente customizado, o que ajuda a dar opções de personalização para os clientes. Podem ser tanto para lanches rápidos como para refeições mais completas. E ainda trazem praticidade para o cliente e para o restaurante, pois podem ser preparados com rapidez.

4. Alimentos artesanais

A “comida de verdade” ou “comida caseira” está em alta. Há cada vez mais pessoas abandonando o consumo de produtos industrializados. Ao mesmo tempo,  ainda na onda da alimentação saudável, muitos têm preferido pratos e produtos mais simples. Não poderíamos deixar esse item de fora da nossa lista de tendências da alimentação fora do lar!

A vantagem dessa tendência é que muitos desses preparados trazem um alto valor agregado. Isso vem da exclusividade do tempero caseiro, do modo de preparo artesanal e por estar identificado com algo saudável.

5. Cardápios menores e mais versáteis

Aqui se trata de uma combinação de fatores. A valorização da simplicidade aliada à maior exigência de personalização de pratos demandam cardápios com menos opções e essa é mais uma das fortes tendências da alimentação fora do lar. É uma forma de ser mais eficiente. Ao mesmo tempo, a crise recente afetou hábitos de consumo em relação à economia e também à sustentabilidade.

Assim, é importante que se ofereça porções variadas do mesmo prato. Tanto para quem vai comer sozinho e não quer desperdício de comida, quanto para quem está em grupo e deseja economizar dividido uma porção maior.