Se você já se convenceu sobre as vantagens de agregar a solução Ultragaz Secagem de Sementes de Soja à sua operação diária, mas está em dúvidas sobre modelo de negócio e processo de instalação dessa inovação tecnológica, você está no lugar certo. Vamos responder neste texto algumas dúvidas frequentes de quem trabalha com secagem de sementes. Confira a seguir: 

Para quem a solução de secagem de sementes se destina? 

A Ultragaz Secagem de Sementes de Soja é capaz de trazer benefícios para sementeiras, cooperativas e fazendas de diversos portes. Para analisar a viabilidade de implementação da solução, a Ultragaz faz um estudo detalhado caso a caso, in loco, considerando disponibilidade de espaço, volume de produção e maquinário. Não há restrições prévias, por isso, vale a pena solicitar a visita da equipe técnica até o local para avaliar as condições e elaborar o projeto de instalação e o orçamento. O time Ultragaz está treinado para entender a necessidade de cada cliente e, a partir disso, propor a melhor forma de adequar a solução a cada contexto. 

O que está incluído no pacote de aquisição da solução de secagem de sementes de soja? 

A solução combina o fornecimento contínuo de GLP na central de gás a granel a um sistema exclusivo de monitoramento e controle de temperatura, ventilação e umidade das sementes de soja durante a etapa de secagem, o que deixa o processo mais eficiente. 

A inovação inclui sensores que são acoplados aos secadores e monitores que transmitem as informações em tempo real e que podem ser acessadas de qualquer local. Esses equipamentos são negociados em modelo de comodato. 

O abastecimento do gás GLP é realizado de forma automática, e a programação logística fica a cargo da Ultragaz, que monitora o consumo médio e trabalha sempre com larga margem de segurança. Os clientes das soluções da Ultragaz contam com assistência técnica 24 horas por dia. 

LEIA TAMBÉM: Tecnologia beneficia processo de secagem de sementes de soja 

O que precisa ser verificado no local para checar a viabilidade técnico-comercial? 

A equipe da Ultragaz vai até o local avaliar as condições de implantação da solução no local. Neste momento, são verificados os seguintes pontos:  

  • quantidade e tipo de secadores utilizados (colunado, rotativo, silo secador), para definir os suportes dos sensores a serem instalados; 
  • distâncias para interligação com equipamentos já existentes, para calcular tamanho dos cabos de ligação; 
  • disponibilidade de acesso à internet, para garantir bom funcionamento da plataforma tecnológica; 
  • possibilidade de local coberto para instalação do equipamento, para que o quadro de controle da solução fique protegido da chuva; 
  • local adequado para construção da central de gás GLP. 

BAIXE GRÁTIS: Solução da Ultragaz traz precisão a processo de secagem de semente 

Quanto tempo leva a instalação? 

A instalação da solução de secagem de sementes dura entre uma e duas semanas. O processo em secadores colunados costuma ser um pouco mais demorado do que nos demais porque demanda a instalação de um sensor adicional. Este prazo já contabiliza o treinamento da equipe. Os especialistas só saem do local com tudo conectado, testado, ajustado e funcionando. 

Minha equipe receberá treinamento para operar a solução? 

Sim, os colaboradores passam por um treinamento operacional de cerca de quatro horas para entender a lógica do sistema e todas as possibilidades de adequação. É importante lembrar que a Ultragaz já deixa tudo pré-programado e pronto para funcionar, sem a necessidade de ajustes a cada novo ciclo de secagem de sementes. 

A equipe passa a ter acesso ao portal de monitoramento e são dadas as explicações para que entendam os dados que constam dos relatórios e gráficos da ferramenta, úteis para a tomada de decisão em determinadas situações. Para garantir a segurança dos colaboradores que irão operar a solução no dia a dia, são repassadas todas as orientações quanto ao uso de GLP 

Já uso GLP na minha operação de secagem de sementes de soja. Consigo migrar para a Ultragaz para poder adquirir a solução? 

Sementeiras, cooperativas e empresas que já utilizam outro GLP no processo de secagem de sementes de soja podem migrar para a Ultragaz tanto para o uso apenas do GLP quanto para aquisição da solução completa (inovação tecnológica + GLP). 

A migração é simples. Em uma visita ao local, nossa equipe faz o levantamento de secadores em funcionamento. A partir daí, elabora uma proposta de implantação da solução, incluindo sensores, sistema completo de automação e estimando o consumo médio mensal de gás. Verifica também se a central de gás GLP que já existe no local atende às normas ou se há necessidade de adequação. Os consultores Ultragaz estão aptos a coordenar todas as etapas do processo. Com isso, o cliente pode manter o foco no negócio, sem ter de se preocupar com questões técnicas. 

Solicite agora mesmo o contato da equipe Ultragaz e leve eficiência e economia para a sua operação. Preencha aqui o formulário para que um de nossos consultores entre em contato e agende uma visita ao local.