Os gastos com a conta de energia elétrica na pecuária leiteira podem chegar a 10% do custo total da produção. Assim, para um modelo de negócio com pouca margem para negociação de preços, a redução dos custos de produção se torna indispensável para melhorar a lucratividade. 

Pensar em energia solar para fazenda de leite é buscar uma alternativa inteligente, estratégica e barata de reduzir o custo com eletricidade e ter ainda uma solução que gera ganhos de sustentabilidade. De modo geral, com soluções de energia solar é possível reduzir em até 90% os gastos com energia elétrica. 

Mas o que é preciso para implementar um sistema de energia solar em uma fazenda de leite? Para responder a essa dúvida, preparamos este blog post. Continue lendo! 

Gasto energético na unidade de produção de leite 

O consumo de eletricidade nas fazendas leiteiras costuma se concentrar na unidade de produção de leite. Isso pode englobar pontos-chave dessa atividade, como a ordenha, o resfriamento dos tanques e o beneficiamento do leite. 

Por isso, boas soluções de energia fotovoltaica devem ser projetadas para dar total suporte energético a essas etapas da produção, que é onde o gasto tende a ser mais alto e onde a economia pode ser mais significativa.

Leita também:
Como aumentar a produtividade em fazendas de leite?
Como a energia solar pode melhorar a rentabilidade da fazenda leiteira?
3 dos principais custos da fazenda leiteira e como reduzi-los

O que é preciso para ter energia solar em uma fazenda leiteira? 

A adoção de uma solução fotovoltaica pode ser acessível a quase todo tipo de fazenda de leite. Não existem muitos fatores que impeçam utilizar essa tecnologia. A seguir, estão os principais pontos de atenção. 

Avaliação da demanda energética 

Um passo inicial é entender qual seria a demanda energética para a produção de leite. Isso é necessário para que se defina o perfil do projeto, que deve ser pensado para atender a essa demanda. 

Área para instalação 

A demanda energética está relacionada ao tipo e à quantidade de painéis fotovoltaicos que será necessário instalar. Assim, também vai definir o tamanho da área que será necessária para a instalação dos painéis. 

Existe uma flexibilidade de opções de lugares para essa instalação, uma vez que as placas fotovoltaicas podem ser colocadas em telhados de diversos tipos ou também no solo. 

Definição do projeto 

Com a relação demanda de energia e área disponível para instalação dos painéis, é preciso que seja feito um projeto com todos os detalhes técnicos. 

Como a pecuária leiteira e os equipamentos utilizados na produção de leite são bastante específicos, é importante contar com soluções fotovoltaicas pensadas para essa atividade. Isso garante projetos desenhados com maior precisão e compreensão das necessidades da fazenda. 

Banner Comparativo

Análise do investimento necessário 

Um ponto crucial para a adoção de um sistema fotovoltaico é avaliar o investimento necessário. É preciso entender que, de modo geral, se trata de um ótimo investimento, mas com retorno de médio a longo prazo. Isso significa que pode ser necessário recorrer a financiamentos e linhas de crédito rural. 

Porém, há sempre o gargalo dos entraves e burocracias para acessar essas linhas de crédito para financiamento, e isso deve ser olhado como um fator que precisa ser ponderado quanto à viabilidade. 

Saída inteligente para investir em solução fotovoltaica 

Há, entretanto, saídas inteligentes para o problema do financiamento. Um exemplo disso é a solução Ecofarm, da Ultragaz. 

Trata-se de um projeto de energia solar desenhado especificamente para fazendas de leite e com um modelo inovador e facilitado de pagamento. Em um plano de longo prazo, o investimento mensal nos primeiros anos será equivalente à economia gerada pelo sistema fotovoltaico instalado, sendo reduzido gradualmente ano a ano. 

É um projeto inovador porque não apenas dá acesso a uma tecnologia capaz de reduzir drasticamente os custos com eletricidade, como também oferece um modelo personalizado e de muito fácil acesso para o pagamento da solução. 

Se quiser saber mais detalhes sobre o Ecofarm e como ele torna a energia solar para fazendas de leite mais acessível, baixe grátis o e-book abaixo! 

guia de instalação ecofarm