Uma solução de energia solar para fazendas de leite é um caminho seguro e sustentável para melhorar a rentabilidade da produção. Isso é extremamente importante quando se pensa nas estreitas margens de lucro dessa atividade, na qual toda economia realizada na produção faz uma grande diferença na lucratividade.

Por entender os desafios dos produtores de leite, que enfrentam altos custos e frequentes instabilidades no fornecimento de energia elétrica, a Ultragaz desenvolveu não apenas uma solução técnica, mas um modelo completo que engloba eficiência energética e condições de financiamento simplificadas e vantajosas, trazendo ainda uma oportunidade de capacitação técnica para a gestão e os manejos da fazenda.

Neste artigo explicaremos todos os pontos dessa solução, suas principais vantagens, os ganhos que se pode obter com ela e como isso pode refletir na rentabilidade da fazenda. Leia a seguir!

Por que uma solução focada em energia solar para fazendas de leite?

O Ecofarm foi pensado para resolver problemas frequentes enfrentados por produtores de leite em relação ao fornecimento de energia elétrica. Isso porque muitas etapas da produção, como ordenha, por exemplo, são mecanizadas e demandam energia elétrica.

O que acontece é que este segmento da pecuária leiteira sofre com elevados custos de energia, aumentos constantes e falta de previsibilidade com bandeiras tarifárias, que podem elevar ainda mais esse custo. A isso pode-se acrescentar a baixa qualidade do fornecimento, que tem quedas frequentes que chegam a durar dias, prejudicando a produção e pondo em risco até a saúde do rebanho em lactação, que precisa de regularidade na ordenha.

Além disso, esta é uma atividade na qual o produtor tem pouca margem de negociação de preço para a venda de sua produção. Por isso, depende de maior controle de custos para ter maior rentabilidade e os custos com energia elétrica têm um peso significativo.

Leia também:
Como a energia solar pode melhorar a rentabilidade da fazenda leiteira?
Energia solar em fazendas de leite: investimento e projeção de retorno da solução Ecofarm
Energia solar para fazenda de leite: o que é preciso para implementar?

O que é o Ecofarm?

O Ecofarm é uma solução inovadora que tem como objetivo ajudar o produtor de leite a ter maior rentabilidade a partir da redução significativa dos custos com energia elétrica utilizada na unidade de produção de leite.

Sua inovação e exclusividade está na combinação de tecnologia de ponta para produção de energia fotovoltaica com um modelo de pagamento que facilita o acesso ao sistema e proporciona ganhos de economia ao longo do tempo.

Além disso, oferece um benefício valioso para capacitação do pessoal que trabalha na fazenda. Entenda melhor esses três pilares.

Sistema fotovoltaico customizado para cada fazenda

A solução utiliza tecnologia de ponta para captação e conversão da luz solar em eletricidade que vai alimentar a unidade de produção de leite, que pode englobar, entre outras etapas, ordenha, tanques de resfriamento e beneficiamento. O projeto é customizado de acordo com a demanda energética de cada fazenda.

A instalação das placas pode ser feita em telhados de diversos tipos ou em áreas de solo. A garantia dos painéis é de 25 anos, e o sistema demanda pouca manutenção, se limitando à limpeza da superfície dos painéis a cada seis meses.

guia de instalação ecofarm

Modelo de pagamento também é customizado

O modelo de pagamento desenvolvido pela Ultragaz para o Ecofarm é inovador. Esse formato evita que o produtor de leite precise recorrer a linhas de financiamento e ter que enfrentar a burocracia dos bancos que dificulta o acesso a esse crédito. Isso porque o financiamento é direto com a Ultragaz.

Com foco em proporcionar ganhos de rentabilidade e de retorno sobre o investimento, o modelo de pagamento considera uma redução gradual dos valores das parcelas até a quitação de todo o equipamento em prazos que variam de 10 a 12 anos.

Para isso, também segue um princípio de customização, porque serão considerados em cada fazenda os gastos com energia elétrica nos últimos 12 meses. A média desse valor será o quanto cada produtor pagará mensalmente pelo Ecofarm nos primeiros anos, o que já garante a vantagem econômica de ter maior previsibilidade com gastos de energia elétrica nesse período.

Ao final do contrato, o equipamento estará totalmente quitado, e a redução de custo com gastos de energia elétrica atingirá seu potencial total!

Sistema de capacitação online

Como último diferencial, a adoção do Ecofarm dá acesso gratuito por 1 ano ao conteúdo da plataforma de capacitação para agronegócio EducaPoint.

Isso significa ter acesso a diversos cursos que vão melhorar o nível técnico de toda a equipe da fazenda para que se tenha ganhos de eficiência em todas as etapas da produção de leite.

Principais vantagens de adotar o Ecofarm

Por tudo isso, adotar o sistema Ecofarm em uma fazenda de leite pode trazer uma série de vantagens, tais como:

  • Redução significativa no custo da energia elétrica;
  • Projeto customizado para cada necessidade;
  • Melhor rentabilidade da fazenda;
  • Modelo de pagamento facilitado e de acordo com cada perfil de fazenda;
  • Redução contínua dos custos até a quitação da solução;
  • Previsibilidade de custos com energia elétrica no curto, médio e longo prazo; e
  • Utilização de fonte energética sustentável.

Ao oferecer uma solução de energia solar em fazendas de leite, o Ecofarm ajuda o produtor a ter tecnologia de qualidade em sua produção por meio de um modelo inovador e, ao mesmo tempo, simples para melhorar a eficiência de seus processos e custos.

Quer saber mais sobre a aplicação do Ecofarm na sua fazenda? Peça agora mesmo uma visita de nossos consultores!