Para que as granjas de corte entreguem ao mercado um produto de qualidade e rentável, é necessário acompanhar de perto controles de ambiência e manejo durante todo o ciclo de vida dos animais. Hoje, muitas granjas fazem esse trabalho de forma manual, o que gera custos com mão de obra e traz riscos de perdas financeiras. 

Esse cenário tende a mudar com a disseminação de tecnologias digitais que se propõem a automatizar muitas das rotinas de produção das granjas de corte. Exemplo disso é o sistema Ultragaz Aviários que elimina processos manuais nos galpões para reduzir gastos e aumentar a produtividade nas granjas. Seu objetivo é dar novas ferramentas aos avicultores para ganhos de vantagem competitiva.  

A tecnologia foi lançada pela Ultragaz para atender as necessidades de produtores de frango de corte. Para entregar uma solução sob medida ao segmento, a empresa fez uma parceria com a Agrisolus, que conhece bem a realidade desse mercado. A startup brasileira está presente em mais de 400 granjas pelo Brasil afora. 

A nova plataforma online integra sensores interligados com a internet das coisas (IoT) para ajudar granjas de corte a gerirem melhor seus custos, organizar processos e se conectar com a cadeia produtiva de maneira mais fácil.

Leia mais: 4 maneiras de melhorar a gestão do aviário de corte

Vantagens da tecnologia para granjas de corte 

A solução Ultragaz Aviários é fornecida com sistema integrado de sensoriamento que coleta informações sobre controles de ambiência e manejo dentro dos galpões. 

Leia mais: Como o aviário pode aproveitar melhor dados de sensoriamento

Para entender mais sobre o Ultragaz Aviários, listamos a seguir oito vantagens do uso dessa tecnologia para sua granja. Confira!  

1. Solução completa para gestão de aviários 

A tecnologia Ultragaz Aviários entrega ao avicultor, em uma mesma plataforma, recursos para medir os parâmetros de ambiência e manejo de aves nos galpões.

O sitema oferece ainda acesso a todos os dados coletados em tempo real nas granjas para visualização em uma plataforma web. Tudo isso de forma prática e segura.

Leia mais: Conheça soluções para construir aviários automatizados

  

2. Monitoramento dos parâmetros de ambiência 

Um conjunto de sensores é instalado dentro do galpão para captar informações sobre parâmetros de ambiência, como temperatura, umidade relativa, qualidade do ar e luminosidade. Alertas são transmitidos em caso de variação que prejudique o desenvolvimento das aves.  

3. GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) com sensores  

Inclui um sistema de energia a gás eficiente para controlar o aquecimento do aviário. Possibilita que o alojamento ofereça conforto térmico na medida certa aos animais. É fácil de ser manuseado, armazenado e tem a vantagem de ser uma energia limpa, pois reduz o impacto ambiental.  

4. Sistema de pesagem mais preciso 

Contempla balanças eletrônicas projetadas para pesar diariamente as aves durante todo o seu ciclo de vida, sem a necessidade de contato humano. A tecnologia estima o peso de abate com precisão, o que dá mais visibilidade ao produtor sobre projeções de lucro com o produto final.  

5. Plataforma online  

Uma interface intuitiva possibilita ao produtor visualizar informações sobre o que está acontecendo no aviário. O sistema dispara alertas sobre eventos que podem trazer prejuízo para o processo produtivo. Quando analisados de forma correta, esses dados são um insumo importante para melhorar a tomada de decisão.  

6. Otimização do custo de mão de obra 

Com o uso do sistema Ultragaz Aviários, muitas das rotinas das granjas passam a ser realizadas de forma automatizada. Por isso, a tecnologia ajuda a reduzir custos com mão de obra e a otimizar o trabalho dos funcionários.

7. Gestão padronizada dos galpões 

Qualquer tipo de estresse pode prejudicar a saúde e o crescimento dos animais, o que impacta o resultado do produto final e a lucratividade. O sistema Ultragaz Aviários foi projetado para padronizar a gestão de ambiência das granjas, mantendo na medida certa a temperatura, a luminosidade, o consumo de ração e de água, entre outros fatores.   

8. Decisões com mais assertividade  

O sistema de sensoriamento do Ultragaz Aviários entrega aos produtores uma série de informações importantes sobre o que está acontecendo em tempo real dentro das granjas. Esses indicadores orientam a tomada de decisão, evitando mortalidade e perdas financeiras. 

Granjas mais competitivas 

Para especialistas do mercado, a informatização e automação dos negócios dos aviários é um caminho sem volta. O setor trabalha com margens apertadas e precisa se modernizar para praticar o tempo todo a máxima do fazer mais com menos.  

Leia Mais:  Conheça soluções para construir aviários automatizados

Não basta apenas reduzir custos. Com o consumo da carne de frango em alta no mercado nacional e internacional, os aviários precisam produzir aves com segurança e qualidade, seguindo as boas práticas de ambiência e manejo, exigidas pelos integradores e frigoríficos.  

Fatores como esses são decisivos para garantir a sobrevivência dos aviários em um mundo cada vez mais conectado e de consumidores exigentes.  

Quer saber mais sobre os benefícios da solução Ultragaz Aviários para sua granja, como contratá-la, instalá-la, entender seu funcionamento ou esclarecer outras dúvidas? Agende uma visita gratuita e veja como fazer contato com um consultor especializado da Ultragaz.