Um dos problemas mais comuns das pizzarias é planejar a cozinha.  Essa preocupação costuma aparecer somente de última hora.  Com o forno de pizza a gás GLP já comprado sem considerar as dimensões,  a operação acaba prejudicada por falta de planejamento.

Os espaços das cozinhas costumam ser pequenos e muitos estabelecimentos precisam aumentar a equipe aos finais de semana para dar conta da alta da produção. Com vários funcionários passando ao mesmo tempo, com pressa, esbarrões e acidentes podem acontecer se não houver uma boa circulação.

O que observar para tornar o ambiente mais produtivo? Segundo Mauro Lucena, proprietário da Fornos Lucena e especialista em fornos iglu à gás GLP, não existe um espaço mínimo para instalar um forno. "Há pizzarias com menor volume e que usam fornos iglu pequenos, de 1,10 m X  1,20m e que operam perfeitamente", afirma.

Para os fornos de esteira, geralmente o espaço mínimo é de 2 m2. Isso vale tanto para fornos de esteira quanto para fornos iglu. Além disso, você precisa prever o espaço extra para circulação e manuseio do forno ao considerar o tamanho da sua equipe e o espaço da cozinha.

Mas atenção: tamanho não é documento! Espaços pequenos podem ser muito bem aproveitados. Você só precisa levar isso em consideração antes de escolher seu forno e posicioná-lo adequadamente no ambiente. Se puder contar com a ajuda de um arquiteto especialista, melhor ainda!

Leia também:

Dica do pizzaiolo: como preparar uma pizza num forno a gás GLP?
Saiba qual o melhor forno para pizzarias delivery! 

Forno de pizza a gás GLP: várias opções de tamanho 

A boa notícia é que há diversos fabricantes de fornos a GLP e cada um deles possui uma gama diferente de equipamentos, de diferentes portes e dimensões. Ao optar por um forno de pizza a gás GLP, sempre haverá um modelo mais adequado para a sua produção e para o seu espaço.

Há modelos de fornos iglu transportáveis, que permitem que você altere o layout da cozinha e apenas mude o equipamento de lugar. No caso dos fornos de esteira, é mais fácil ainda. Muitos têm até rodinhas que facilitam a movimentação na hora da limpeza. Você pode posicioná-los na melhor parte da cozinha.

Você deve escolher seu forno com base no espaço, produtividade, durabilidade e qualidade de queima. Sempre considerando o seu perfil de negócios.

No caso do layout da sua cozinha, tente organizar sua linha de produção da forma mais racional possível, posicionando o forno no lugar de mais fácil acesso. Isso evita grandes deslocamentos dos funcionários e torna a operação mais rápida.