Administrar um comércio tem sempre seus desafios, não é verdade? No mundo das padarias, que são o segundo maior canal de distribuição de alimentos no Brasil, uma boa visão estratégica, a permanente inovação e uma eficiente gestão dos custos de funcionamento são fundamentais para chegar longe e manter a lucratividade do negócio.

Quais serão os custos diretos e indiretos que mais impactam no sucesso de uma padaria a longo prazo? Quantos gastos "camuflados" poderiam ser abolidos em prol de investimentos que valem realmente a pena? Seja no caso de abrir uma padaria ou de gerir um comércio já existente, vale conhecer a nossa lista de vilões da lucratividade em padarias para que você passe bem longe deles!

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Qual o custo da mercadoria vendida? 

Parece óbvio, mas na prática não é tão fácil enxergar algumas diferenças de Custo da Mercadoria Vendida (CMV). Segundo Marcelino Rodrigues, da consultoria Márcio Rodrigues & Associados, que há mais de 20 anos aplica cursos e treinamentos em parceria com o SEBRAE e a ABIP, compras mal feitas, perdas contábeis, desperdícios de estoque e matéria-prima e uma operação sem o devido cuidado por parte dos proprietários podem arruinar uma padaria. Em primeiro lugar, é preciso determinar o que é seu lucro bruto e seu lucro líquido. Saiba aqui como calcular seu CMV e evite perdas!

Siga boas práticas de fabricação

Um bom controle de qualidade, armazenamento, higiene e descarte não apenas evitam contaminações, um dos maiores problemas do setor alimentício, como garantem a satisfação do seu cliente e se ligam a boas condições de trabalho dos funcionários. Tudo isso evita multas e problemas legais com os órgãos fiscalizadores. Atente-se! Muitos bons comércios do setor alimentício sofreram danos de credibilidade devido a pequenos descuidos nesse sentido! Conheça as boas práticas e siga-as. 

Padronize seus produtos e sua operação

Quer obter maior controle da produção? Padronize-a! Não adianta ter um bom mix de produtos de panificação e confeitaria, além dos chamados produtos "gourmet", como a venda de vinhos que vem ganhando espaço nas padarias do Brasil. Padronizar sua produção evita desperdícios e permite que você imprima sua marca aos produtos, tornando-os inconfundíveis. Assim, o cliente sabe que vai encontrar não apenas mais um pãozinho, mas "aquele" pãozinho mais do que especial na sua padaria.

Invista em equipamentos modernos

As despesas com energia somam 5% da receita de uma padaria. Além do mais, a energia elétrica tem se tornado cada vez mais cara. Você pode economizar enquanto utiliza equipamentos muito mais potentes e seguros, adequados às normas da NR-12. Examine sua conta de luz e avalie a possibilidade de optar por equipamentos abastecidos a gás GLP. Procure um bom fornecedor de gás GLP a granel, consulte as opções e faça as contas!