Modernizar os equipamentos é um fator estratégico para o sucesso de qualquer padaria. Bons investimentos requerem planejamento e se provam rentáveis médio longo prazo, garantindo também a satisfação dos clientes. A escolha de um bom forno a gás para a sua padaria é um dos fatores mais importantes dessa conta.

Fornos a gás são utilizados para  assar diversos alimentos. O uso do gás GLP pode ser a escolha mais econômica e eficiente para o seu negócio.

Vale lembrar que fornos tecnologicamente obsoletos consomem mais energia. Já os fornos novos geram redução de custos com manutenção, aumento da produtividade e melhor aproveitamento da mão de obra.

Diante das novas opções do mercado nacional de equipamentos, vale a pena considerar a troca de fornos elétricos por fornos  de padaria a gás.

Leia também:

Energia elétrica X gás GLP: o que é melhor?
Não perca dinheiro: como comprar equipamentos para a sua padaria?

Os fornos turbo combinados a gás, por exemplo, assam os produtos em menos tempo e garantem até 50% de economia em relação aos fornos elétricos, segundo informações da fabricante Prática, que trabalha com as duas linhas.

O que são fornos turbo combinados?

Os fornos turbo combinados a gás estão disponíveis em opções de 10, 20 e 40 GNs (bandejas gastronorm) servem tanto para panificação quanto para outros assados, grelhados e gratinados, sendo muito versáteis. Cada forno combinado representa, no mínimo, 4 bocas de fogão. 

Além do calor,  esses equipamentos agregam vapor e um sistema de ventilação interna que garante menor perda de temperatura.  O resultado uma qualidade melhor dos produtos assados em menos tempo, além da melhora das propriedades organolépticas, ou seja, a conservação dos nutrientes, cor, textura, perfume e sabor dos alimentos. 

Qual o poder de cocção?

Segundo Valentino Saccardo, responsável pela marca italiana Unox, comercializada pela Engefood no Brasil, os fornos a gás são tão rápidos quanto os elétricos no quesito aquecimento. Isso acontece devido ao sistema blower (turbina) e por meio da modulação de potência, com oscilação de +/-2°C. “Isso garante maior qualidade de cocção inclusive para produtos mais delicados, como os de confeitaria”, afirma.

Mas os fornos de padaria a gás são mono-temperatura, não?

O fator mono-temperatura pode ser uma vantagem. Principalmente considerando que os fornos a gás de hoje contam com alta tecnologia, assam em até metade do tempo, contam com acabamento em aço inoxidável e são verdadeiros aliados da produtividade.  “Nos grandes centros urbanos, as padarias precisam ampliar os estoques de produtos. Assim, um empresário pode ter melhores resultados usando dois fornos a gás pequenos do que um forno elétrico com várias câmaras”, diz José Ângelo de Sousa Jr, diretor de panificação da Prática.

Conheça os melhores fornos a gás para padarias

Pronto(a) para conhecer algumas das melhores opções de fornos a gás para a sua padaria? Preparamos um pequeno guia de aparelhos para você. Confira!

Prática - Linha Technipan

Fornos turbo a gás G200, G250, G500 - para padarias de médio e grande porte.

Totalmente em aço inoxidável e câmaras com cantos arredondados. Ocupam menos espaço, pois mantêm a posição  vertical. Isolamento térmico com lã de rocha. Contam com vidro duplo, controle de temperatura e reversão de turbina.

Fornos turbo rotativos - Rototurbo RG650 e RFG6080 - para padarias de grande porte.

Carro rotativo e carro fixo, programação de 500 receitas no modelo básico, controle de velocidade nas turbinas, sistema de dumper (extrator de vapor), totalmente em aço inoxidável e câmaras com cantos arredondados.

 

Engefood/Unox - Linha BakerTop Mind.Maps

Fornos turbo a gás dos modelos XEBC-10EU-GPR, com 10 bandejas para padarias de grande porte, ou XEBC-06EU-GPR, com 4 bandejas para padarias de menor porte. 

Trocadores de calor de alto desempenho sem necessidade de girar bandejas no forno. Visualização do real consumo de gás e água ao final de cada processo.

Permite inserir toda a sua programação de produtos de panificação e confeitaria, com nome e foto: qualquer pessoa na cozinha pode operar o equipamento.  Lavagem 100% automática com simples toque na tela.


Elvi - Linhas Callejo HD 700 e 900 - padarias de menor porte.

Os fornos FOGHD 700 e FOEHD 700, 3 GNs, feitos de aço inoxidável.

Eles têm câmara interna esmaltada, painel de controle lateral, porta basculante e chaminé para extração de gases.

Têm modelos específicos para gás GLP.

Rational -Linha Self Cooking Center Tipos 61 e 101, de 6 e 10 bandejas.

Aparelho versátil, capaz de preparar diferentes tamanhos e quantidades de produtos de padaria numa área de apenas 1m2!

Usabilidade intuitiva.

Substitui grelhas, frigideiras, panelas e fogões, sendo capaz de receber alimentos crus, congelados, quentes e semi-cozidos; preparando ao mesmo tempo produtos diferentes como snacks, pães, bolos, biscoitos, salsichas grelhadas, omeletes e panquecas.

Tem um sistema autônomo que toma decisões necessárias para deixar o produto no ponto, como ajustar a temperatura e o tempo de cocção. Limpeza automática programável.