Abrir uma churrascaria é o sonho de muitos empreendedores e apaixonados por churrasco em todo o país. As chances de sucesso são altas e o produto principal, a carne, é altamente aceito. O Brasil é um dos maiores consumidores de carne do mundo. Estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que o consumo anual de carne bovina, suína e de aves chega a 90 Kg por habitante no país.  

Na prática, a abertura e a gestão do negócio requerem muito planejamento.  São cuidados inerentes a qualquer outro negócio na área de alimentação. Para não se aventurar sem a devida precaução, é importante estar atento (a) a todos os detalhes. Eles fazem a diferença para o sucesso de uma churrascaria, além do sabor da carne.

Antes de abrir uma churrascaria, conheça a boa gestão

Os cuidados iniciais para abrir uma churrascaria passam pela definição do público-alvo, localização, perfil socioeconômico, definição do sistema de serviço, tipo e qualidade da matéria-prima, controle de estoque, contratação, legislação, gestão financeira, entre outros tópicos.

Antes de abrir uma churrascaria, procure o SEBRAE do seu estado para se qualificar e traçar um plano de negócios! Busque também consultorias especializadas em treinamento de equipes, atendimento a clientes e marketing que farão toda a diferença nos seus negócios.

Fatores como a arquitetura e decoração dos salões, layout dos equipamentos na cozinha e a escolha do energético para assar suas suculentas carnes são igualmente importantes. Listamos alguns deles a seguir.

Leia também:

Casas de espeto - ideias e modelos de negócios
Carne na churrasqueira a gás: tão gostosa quanto a do carvão?

1) Escolha o sistema de serviço

Self-service, à la carte ou rodízio de carnes? Esta é a primeira decisão que você deve tomar. Em conjunto, pense na localização do ponto e perfil de público que sua churrascaria deve atender.

2) Defina seu mix de produtos e preze pela qualidade

Quando falamos em churrasco, estamos abrangendo uma variedade de carnes que pode passar de 20 espécies diferentes, sem contar os demais acompanhamentos. Tenha sua proposta definida e preze pela qualidade das matérias-primas. 

 3) Conheça profundamente a sua matéria-prima

A maior parte da carne vendida em churrascarias é proveniente de frigoríficos brasileiros,  mas há demanda por importados da Argentina, Uruguai, EUA, entre outros países, principalmente nas churrascarias mais caras. Acontece que as regras e condições de criação de gado são diferentes em todos esses países.

Todos esses são detalhes importantes que podem impactar no sabor e no conceito oferecido aos seus clientes. Portanto, conheça seus fornecedores a fundo e saiba exatamente o que está oferecendo aos seus clientes.

4) Faça um bom controle de fornecedores e estoque

Para oferecer a melhor matéria-prima, é necessário pesquisar e escolher a dedo os melhores fornecedores. Isso significa prezar por aqueles que entregam a melhor carne e cumprem todos os prazos.

Além do mais, a ANVISA impõe regras rígidas para o armazenamento, manipulação e comércio de alimentos, inclusive da carne, sendo que o descumprimento pode acarretar em multas pela vigilância sanitária, apreensão, ação judicial e até na interdição do seu estabelecimento. Jamais compre de frigoríficos não inspecionados e siga todas as regras à risca!

Ter um controle de estoque eficiente é fundamental para manter os alimentos perecíveis em perfeito estado e servi-los dentro do prazo de validade. Ele garantirá o fluxo de pedidos e abastecimento, além de evitar perdas e influenciar no seu controle de caixa e no seu CVM - Custo da Mercadoria Vendida.

5) Invista num bom layout de cozinha e salão

A arquitetura pode tornar o salão da sua churrascaria irresistível para os seus clientes. Aproveitar melhor os espaços para torná-los confortáveis e facilitar a circulação de funcionários e visitantes é fundamental. Na sua cozinha, a disposição dos equipamentos permite maior produtividade, organização, agilidade e bem estar laboral. Quando considerar abrir uma churrascaria, consulte um profissional especialista e faça um planejamento dos ambientes.

6) Energético e equipamentos: escolha somente os melhores

Na hora de abrir uma churrascaria, a escolha do melhor energético é fundamental para que seus equipamentos rendam o máximo do potencial. Equipamentos de cozinha em aço-inox são muito mais duráveis e fáceis de limpar. Os equipamentos a gás GLP são mais produtivos e eficientes para a sua churrascaria!

Com uma boa churrasqueira a gás GLP, você consegue manter as altas temperaturas mais perenes, sem sujeira, e garantindo uma carne tão saborosa quanto a carne feita na churrasqueira a carvão. Saiba mais no infográfico comparativo gratuito!